Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Para ser um bom orador em cinco minutos


Os sintomas são parecidos e ocorrem em nove entre dez pessoas que precisam falar em público. Apenas os mais experientes parecem estar imunes ao calafrio que corre pelo corpo quando nos pegamos prontos a falar a uma platéia, aparentemente, intimidadora.
Para tornar esse momento mais fácil daqui em diante, confira algumas dicas para fazer com que seus ouvintes tenham vontade de aplaudi-lo de pé quando você terminar sua palestra.
• Sua roupa comunica: antes de ser ouvido, você é visto. Sua roupa e o modo como você se comporta serão observados. Vestir-se de forma adequada será determinante para conquistar credibilidade dos ouvintes.
• Seu corpo fala: a linguagem corporal é o segundo maior foco de atenção. Os movimentos do corpo determinam o estilo do comunicador. O conteúdo que você está apresentando pode ser o melhor possível, mas se o seu posicionamento não revelar isso, o público dispersa e a mensagem não será transmitida adequadamente.
• Coordene sua fala: não é exagero dizer que a entonação da voz pode determinar o sucesso de uma apresentação. De
acordo com estudos, a voz do comunicador determina 40% da exposição. O comportamento e a etiqueta garantem 50% de importância e o conteúdo fica com apenas 10%. Encontre a entonação correta e coordene a velocidade de sua fala.
• Materiais de apoio: conte com recursos gráficos e tecnológicos. Eles ajudarão o público a fixar o conteúdo. Esses materiais tendem a valorizar ainda mais as ideias do comunicador.
• Entenda do tema: domine o assunto sobre o qual você vai falar e treine em frente ao espelho. Parece batido, mas você ficará mais confiante.

Um comentário: