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sábado, 5 de fevereiro de 2011

Há tempo para Tudo - Administre-o

A Bíblia nos ensina em Eclesiastes 03 que " Há Tempo para Tudo", mas quantas vezes você já se pegou dizendo que não consegue fazer tudo o que queria “por falta de tempo"? Saiba que, se quiser, esse discurso pode não mais existir na sua vida.
Siga as dicas a seguir, faça as pazes com o relógio e garanta mais eficiência no trabalho e mais tempo para sua vida pessoal:
• Aprenda a planejar: você precisa de um plano de ação para o seu dia, caso contrário, usará seu tempo conforme as necessidades forem aparecendo. Ou seja: vai resolver mais problemas do que produzir oportunidades. Comece o dia dando ênfase a duas ou três prioridades e execute-as.
• Concentre-se: pessoas com dificuldade de concentração tentam exercer várias atividades ao mesmo tempo e não conseguem finalizar uma para começar a seguinte. O tempo gasto com interrupções faz a produtividade despencar.
• Faça intervalos: trabalhar por períodos de tempo muito longos faz a produtividade cair e provoca ansiedade. Procure fazer um breve intervalo entre o fim de uma demanda e o começo de outra, ou de hora em hora. Quer uma dica? Levante e alongue-se.
• Organize-se: evite a desordem. Comece dando atenção àquele amontoado de papéis em sua mesa. Nesta pilha, certamente, os assuntos prioritários já se misturaram aos de menor importância. Além disso, ela dará a sensação de que você tem mais trabalho do que pode dar conta.
• Aprenda a dizer ‘não’: quando alguém solicitar algo não tão urgente quanto aquilo que está fazendo, protele. Deixe claro, entretanto, suas prioridades e explique os motivos para executar a tarefa pedida depois.
• Não se cobre tanto: há uma diferença entre se esforçar por boa qualidade e lutar por perfeccionismo. A primeira característica é atingível, agradável e saudável. A segunda é, frequentemente, frustrante.
• Delegue: aprenda a delegar funções, juntamente com autoridade para tomadas de decisões. Isto facilita os processos de trabalho e oferece mais tempo livre.
• Saiba a hora de parar: priorize também seus interesses pessoais depois do expediente. Faça isso e não permita que o trabalho se torne um vício.

Antes de ir embora, revise as funções que havia se proposto a fazer no início do dia e veja se as cumpriu. Se sim, está no caminho certo. Caso não tenha atingido suas metas, não desanime. Se programar exige treino e adaptação.

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