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quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Os 1O mandamentos do marketing pessoal


Por que bons profissionais muitas vezes não são promovidos? Mesmo desempenhando o trabalho de maneira eficaz, alguns colaboradores sentem que não são lembrados quando alguma oportunidade surge na empresa.
As razões para o fato podem ser diversas mas, muitas vezes, é mais simples do que se imagina: não saber fazer marketing pessoal pode ser a resposta.
Esse artifício de autopromoção encontrou espaço no ambiente corporativo quando o nível dos profissionais começou a ficar muito parecido. Marketing pessoal

1) Liderança
nada mais é do conseguir fazer com que você e o trabalho que desempenha sejam conhecidos, valorizados e comprados.
Mas será que é fácil vender a própria imagem sem parecer intransigente aos olhos dos colegas e da chefia? Descubra os dez mandamentos do marketing pessoal e perceba se você já se identifica com algum.
É quando o profissional possui a habilidade de influenciar outras pessoas. Quando ele fala, não precisa clamar por atenção ou gritar. As pessoas vão, espontaneamente, parar para ouvir o que ele tem a dizer.
2) Confiança
É quando alguém pergunta “como faço isso?", ou “como resolvo aquilo?" olhando para algum colega. Esse profissional que vira o foco da conversa desperta a confiança nos demais e já teve a oportunidade de mostrar que encontra soluções quando preciso.
3) Visão
É quando o profissional entende o que faz, por que faz e sugere pequenas mudanças para melhorar o próprio trabalho ou o dos colegas. Algumas pessoas se preocupam em encontrar grandes soluções, enquanto poderiam sugerir uma pequena boa ideia por dia. Somadas, elas podem valer muito mais.
4) Espírito de Equipe
É oferecer ajuda aos colegas que estão tendo dificuldade, mesmo sem ser solicitado. Você já observou quantas pessoas fazem isso?
5) Maturidade
Quando um profissional consegue resolver problemas sem provocar conflitos ou desentendimentos, ele já alcançou a maturidade emocional.
6) Integridade
É conseguir fazer o seu trabalho e demonstrar a própria competência sem prejudicar ou desvalorizar alguém. Faça uma
pausa e pergunte-se: você já precisou fazer isso para ser valorizado?
7) Visibilidade
Ser o primeiro a se prontificar quando o gestor precisa de um voluntário para alguma tarefa. Se fizer isso, as chances do seu nome ser lembrado em algum encontro que decida uma promoção são grandes.
8) Empatia
É conseguir elogiar e reconhecer a qualidade do trabalho do outro. Líderes fazem isso e essa atitude será considerada quando forem avaliar se você pode se tornar um bom gestor.
9) Otimismo
Manter a calma quando algum problema difícil aparecer facilita as coisas. Gritar, esbravejar e sair culpando a todos só vai fazer com que os colegas o apontem como desequilibrado. A capacidade de manter o controle diante de uma situação difícil talvez seja a maior virtude considerada pelos gestores, que estarão de olho na forma como você resolve os imprevistos.
10) Paciência
Essa virtude deve ser trabalhada todos os dias. Na maioria das vezes, no entanto, ela não é praticada pelos jovens recém-formados que acabaram de ingressar no mercado de trabalho. Eles tendem a acreditar que, em menos de um mês, já precisam ter o esforço reconhecido por uma promoção.
Tenha calma, faça a sua parte e, se você agir conforme os mandamentos listados, as chances de ocupar em breve um cargo de liderança são grandes. Pratique!

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