Você já está craque em regras de ortografia e aprendeu várias dicas para ler e escrever melhor.
Porém, quando chega o momento de falar a um grupo de pessoas ainda fica com as pernas
bambas?
Pois saiba: tão importante quanto saber se comunicar bem com a língua escrita é saber
utilizar a fala a seu favor. Por isso, as nossas dicas de hoje irão ajudá-lo a se sentir mais
confortável ao falar com clientes, mostrar ideias em reuniões ou fazer apresentações profissionais
de um modo mais confiante e eficiente. Confira:
Treine sua dicção e pronúncia
Uma boa dicção facilita o entendimento da sua mensagem e valoriza a sua imagem profissional. Um bom treino para
aperfeiçoar a fala é ler um texto com uma caneta entre os dentes e tentar pronunciar as palavras o mais corretamente
possível.
Cuide do ritmo da fala
É difícil acompanhar alguém que fala muito rápido, mas também é impossível não ficar entediado com uma pessoa que fala
devagar. Com o nervosismo, tendemos a correr na apresentação ou falar de forma lenta por timidez: ao treinar a
dicção, aproveite para aprender a falar em uma velocidade adequada.
Fale com boa intensidade
Assim como o ritmo, a intensidade e volume da sua fala podem definir o interesse dos seus ouvintes. Falando muito
baixo, as pessoas podem não compreendê-lo, mas por outro lado, muito alto pode ser incômodo. Leve em consideração a
quantidade de ouvintes e o ambiente para "'medir o volume", e mude a intensidade do que você diz para demonstrar as
emoções que deseja passar.
Cuide da sua postura
Evite andar de um lado para o outro e ficar com a postura desleixada, com os ombros abaixados e os braços cruzados.
Parece fácil, mas muitas pessoas têm estes péssimos costumes ao falar em público. Evite estas atitudes para não passar a
impressão errada aos ouvintes, e cuide também para não deixar os braços parados ou gesticular muito – as duas atitudes
podem desviar a atenção da sua fala.
Tome estes cuidados e treine para que a sua comunicação seja cada vez mais eficiente. E não se esqueça: aperfeiçoe sua
fala e aja naturalmente, porque é isso que conta na hora de passar uma boa imagem profissional.
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