I Co 8: 1-16
1 Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia; 2 porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. 3 Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, 4pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos. 5 E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus; 6o que nos levou a recomendar a Tito que, como começou, assim também complete esta graça entre vós. 7 Como, porém, em tudo, manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra como no saber, e em todo cuidado, e em nosso amor para convosco, assim também abundeis nesta graça.
8 Não vos falo na forma de mandamento, mas para provar, pela diligência de outros, a sinceridade do vosso amor; 9pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos. 10E nisto dou minha opinião; pois a vós outros, que, desde o ano passado, principiastes não só a prática, mas também o querer, convém isto. 11 Completai, agora, a obra começada, para que, assim como revelastes prontidão no querer, assim a leveis a termo, segundo as vossas posses. 12 Porque, se há boa vontade, será aceita conforme o que o homem tem e não segundo o que ele não tem. 13 Porque não é para que os outros tenham alívio, e vós, sobrecarga; mas para que haja igualdade, 14suprindo a vossa abundância, no presente, a falta daqueles, de modo que a abundância daqueles venha a suprir a vossa falta, e, assim, haja igualdade, 15como está escrito:
O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve falta.
O Texto que nós lemos Apóstolo Paulo estava falando dos Macedônios.Os Macedônios não eram ricos, mas eles tinham um coração aberto para o Senhor.
O coração dos Macedônios eram ricos de amor, de doações eram pessoas liberais.
Eles se levantaram e supriram a Igreja e supriram os Santos, quando Paulo fala em santos ele fala daqueles levavam o evangelho e participava do ministério de Paulo. Eles tinham sensibilidade quanto àqueles que tinham necessidades, e Paulo nos fala que ele foram ricos em generosidade.
A generosidade é um dom espiritual, é uma marca daquele que é Cristão.Uma pessoa que tranca a porta da sua casa e não se preocupa com os outros, não tem generosidade, nele habita o espírito carnal do egoísmo.
Aquele que tem o Espírito de Deus ele é generoso, em dar em atender. Os macedônios eram generosos porque o coração deles eram marcados pela doação, eles supririam a Paulo de uma maneira especial.
E Paulo fala que eles atenderam:
- A Igreja
- Individual do ministério
O Apóstolo Paulo fala uma das coisas mais importante do aspecto da prosperidade, pois muitas vezes nós temos a visão carnal da prosperidade, e achamos que prosperidade é dinheiro, e estamos aqui preocupados "COMO É QUE DEUS VAI PAGAR AS MINHAS CONTAS AMANHÃ?" , mas Deus Não vai pagar as suas contas Amanhã. Pois a nossa relação com Deus não pode ser somente de troca, mas Deus que te ensinar a vencer essas dívidas que te assola e te tratar para que você seja RICO. Veja o Versículo 9.
SER RICO CONSISTE EM TRÊS COISAS:
- SER GENEROSO
A riqueza por si só é estéril mas quando você é generoso você é RICO
2. TER AMOR
Ser generoso e ter amor te faz rico
3- TER RECURSOS (DINHEIRO)
Para suas necessidade e para abençoar o próximo.
Deus quer nós dar essas riquezas e nós temos que achar o caminho dessas riquezas. Deus quer te capacitar para você crescer, ele vai encher as suas mãos. Diga assim comigo: "EU SOU RICO".
COMO É QUE VOCÊ PODE SE TORNAR RICO?
1º Lugar: Ser herdeiro de uma grande fortuna.
2º lugar: Nasceu em berço de ouro
3º lugar: ter a benção do Senhor na sua vida. (Pois ela enriquece e não acrescenta dores)
SER RICO NO SENHOR SIGNIFICA:
- Você não ter nada e ter tudo
Não vai te faltar coisa Grande ou pequena, Deus vai te dar tudo
- Ter suprimento em abundância
É ter acesso aquilo que muitas vezes os ricos não tem.É ter aquilo que o dinheiro não pode comprar
- Sempre teremos livramentos
15como está escrito:
O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve falta.
A Igreja da Macedônia viveu essas bênçãos, porque ela foi supridora. Um Grande exemplo para ser seguido.