Definindo e colocando para funcionar, segundo Christopher E. Bogan, autor do livro Benchmarking:
Aplicações Práticas e Melhoras Contínuas, benchmarking é “o método sistemático de procurar os melhores processos, as ideias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior". Ou seja, nada mais é do que analisar profissionais ou empresas da mesma área, ver o que eles fazem melhor do que você e adaptar à sua realidade, para se aprimorar.
Mas de nada adianta saber o que significa o processo se não souber como
aplicá-lo. Por isso, desenvolvemos um pequeno plano de ação com a ajuda de
diversos artigos de especialistas em carreira. Confira:
1) Decida o que você quer do benchmarking – Não adianta querer ser o que
você não é. Ou seja, não queira copiar alguém, mas algum determinado
comportamento. Por exemplo, você pode querer melhorar sua capacidade de
decisão e se inspirar em alguém que você acha que é bom nisso. Faça
escolhas.
2) Identifique as pessoas em quem vai se inspirar – Concentre seus esforços
em determinados profissionais e procure saber o que eles pensam, leem,
escrevem. Converse com eles, peça dicas, entenda como eles conseguem tantos
bons resultados.
3) Documente as melhores práticas encontradas – Não deixe que as boas dicas
se percam. Reúna as informações e dados coletados para poder partir para a
próxima etapa.
4) Compare – Mesmo que todos tenham ótimos resultados, alguns itens podem
fazer a diferença. Portanto, faça esse comparativo.
5) Estabeleça metas – Saiba o que você quer e projete níveis futuros de
desempenho. Assim, você segue uma rota previamente imaginada, e tem noção
de onde quer chegar.
6) Monitore os resultados – Acompanhe o andamento do seu desenvolvimento,
pois, assim, quando houver algo errado, você consegue consertar em tempo.
Mas de nada adianta saber o que significa o processo se não souber como
aplicá-lo. Por isso, desenvolvemos um pequeno plano de ação com a ajuda de
diversos artigos de especialistas em carreira. Confira:
1) Decida o que você quer do benchmarking – Não adianta querer ser o que
você não é. Ou seja, não queira copiar alguém, mas algum determinado
comportamento. Por exemplo, você pode querer melhorar sua capacidade de
decisão e se inspirar em alguém que você acha que é bom nisso. Faça
escolhas.
2) Identifique as pessoas em quem vai se inspirar – Concentre seus esforços
em determinados profissionais e procure saber o que eles pensam, leem,
escrevem. Converse com eles, peça dicas, entenda como eles conseguem tantos
bons resultados.
3) Documente as melhores práticas encontradas – Não deixe que as boas dicas
se percam. Reúna as informações e dados coletados para poder partir para a
próxima etapa.
4) Compare – Mesmo que todos tenham ótimos resultados, alguns itens podem
fazer a diferença. Portanto, faça esse comparativo.
5) Estabeleça metas – Saiba o que você quer e projete níveis futuros de
desempenho. Assim, você segue uma rota previamente imaginada, e tem noção
de onde quer chegar.
6) Monitore os resultados – Acompanhe o andamento do seu desenvolvimento,
pois, assim, quando houver algo errado, você consegue consertar em tempo.
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